terça-feira, 24 de julho de 2012


Setor de cosméticos brasileiro faturou US$ 43 bilhões em 2011
Com crescimento expressivo, o segmento também é fortalecido com a importação de produtos.

O mercado de cosméticos brasileiro está a todo vapor. De acordo com Instituto Euromonitor, o segmento faturou US$ 43 bilhões em 2011. O crescimento foi de 18,9% e, no cenário mundial, o Brasil, que teve participação de 10,1%, ficou atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, que registraram 14,8% e 11,1% respectivamente. “O bom momento da economia é um fator que contribuiu para o desenvolvimento desta área”, acredita o empresário Ricardo Prado Filho.
Entre os produtos mais consumidos estão os artigos de perfumaria, desodorantes e itens para o público infantil. Protetores solares, produtos masculinos a as linhas de higiene oral, cabelo e banho estão em segundo lugar na lista dos mais vendidos. “É uma questão cultural. Os brasileiros, além de tomarem mais banhos do que muitos outros povos, não saem de casa sem passar um desodorante, um perfume e um creme no rosto”, afirma Ricardo.
O levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) aponta que, nos últimos 16 anos, o crescimento do setor foi de 360%. “Além de produzir variadas linhas de produtos para pele, cabelos, unhas, maquiagem e higiene pessoal, o Brasil também importa produtos de outros países”, aponta Ricardo, sócio-diretor do grupo Pura Vida.
A Pura Vida Imports é um exemplo. A empresa importa cosméticos dos Estados Unidos, Israel e do Chile. O seu principal diferencial é a preocupação com a inovação e as novidades do mercado externo. “Entre as principais marcas de produtos trazidos pela Pura Vida Imports estão a Attitude Line (EUA), a Uvamia (Chile), a Minerals Aromatics (Israel) e a Reeflis (EUA)”, comenta.
A Attitude Line e a Minerals Aromatics fabricam produtos com nutrientes do Mar Morto, reconhecido mundialmente por suas propriedades terapêuticas e benéficas para a pele e para a saúde. Já a Uvamia produz cosméticos com os polifenóis da vinhoterapia, capazes de combater os radicais livres, e a Reeflis atua com produtos para manter as unhas saudáveis. “A comercialização é feita na Skin Shop Cosmetics, que possui quiosques e uma loja virtual”, acrescenta.
Para entrar em terras brasileiras, todos os cosméticos passam pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ricardo conta que a aceitação dos produtos é ótima e a qualidade superior agrada até o mais exigente público. “Em breve a Skin Shop Cosmetics será transformada em uma franquia para que as lojas e quiosques possam estar em todas as regiões do Brasil. E estamos planejando incorporar outros produtos de beleza na loja”, finaliza.

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