Mercado
de cosméticos brasileiro em expansão
Empresário
do setor conta sua experiência e mostra que trabalhar com a comercialização de
cosméticos é um bom negócio.
O Brasil é
o terceiro colocado no ranking mundial de comercialização de cosméticos – está
atrás dos Estados Unidos e Japão. Somente em 2011, o crescimento foi de 18,9%,
correspondente ao faturamento de US$ 43 bilhões, segundo balanço do Instituto
Euromonitor. “É um mercado que possui muitas oportunidades, basta ser criativo
e trabalhar bastante para conseguir bons resultados”, ressalta o empresário
Ricardo Prado Filho, sócio-diretor do Grupo Pura Vida, formado pela Pura Vida
Imports e pela Skin Shop Cosmetics.
Ricardo
conta que o Grupo Pura Vida atua com a importação e comercialização de
cosméticos exclusivos, que possuem inovações em suas fórmulas. Os produtos mais
cobiçados são os produzidos com sais minerais do Mar Morto. “Os cosméticos com
nutrientes do Mar Morto são importados dos Estados Unidos (Attitude Line) e de
Israel (Minerals Aromatics). Também trabalhamos com produtos do Chile (Uvamia),
fabricados a partir de vinhoterapia, e a marca norte-americana Reeflis, que
possui uma linha de cuidados com as unhas”, afirma.
A Pura
Vida Imports traz os produtos ao Brasil, onde toda a mercadoria passa pela
rigorosa inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Após a
aprovação, os cosméticos seguem para a comercialização direta com o consumidor
final, realizada na Skin Shop Cosmetics, ma sua loja virtual e ou nas lojas
parceiras.
Para o
empresário, graduado em relações internacionais, trabalhar no setor de
importação possui muitas vantagens. A possibilidade de trazer novidades para os
clientes e satisfazê-los é a principal delas. “Existem muitas particularidades
de matérias-primas usadas no desenvolvimento de cosméticos, como é o caso dos
sais minerais do Mar Morto, que possuem alta qualidade e ótima aceitação no
mercado brasileiro. Atuar neste mercado exige muito conhecimento e coragem para
vencer os desafios”, destaca.
Ter uma
relação sólida com os fornecedores é essencial neste ramo. O empresário declara
que muitas vezes as empresas do exterior não estão preparadas para exportar
seus produtos para o Brasil, pois não tem toda a documentação exigida pela
Anvisa. “O excesso de burocracia e a lentidão de alguns processos pode
influenciar negativamente a negociação. Por isso é preciso ser paciente e
perseverante. Também é necessário ficar de olho na oscilação do câmbio, um
fator econômico isolado, que não é de responsabilidade do importador”, explica.
A vantagem
de atuar com cosméticos é a sua dupla aplicação – é importante para a estética
e, principalmente para a saúde. O envelhecimento da pele prejudica o aspecto
visual, mas também afeta o organismo como um todo. “O uso de protetor solar,
hidratantes, cremes, manteigas e outros cosméticos ajuda a manter a pele bonita
e saudável. Sem contar que contribui para a prevenção do envelhecimento
precoce”, enfatiza Ricardo, especializado em formação de Traders para Comércio
Exterior.
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