terça-feira, 14 de agosto de 2012



Mercado de cosméticos brasileiro em expansão

Empresário do setor conta sua experiência e mostra que trabalhar com a comercialização de cosméticos é um bom negócio.

O Brasil é o terceiro colocado no ranking mundial de comercialização de cosméticos – está atrás dos Estados Unidos e Japão. Somente em 2011, o crescimento foi de 18,9%, correspondente ao faturamento de US$ 43 bilhões, segundo balanço do Instituto Euromonitor. “É um mercado que possui muitas oportunidades, basta ser criativo e trabalhar bastante para conseguir bons resultados”, ressalta o empresário Ricardo Prado Filho, sócio-diretor do Grupo Pura Vida, formado pela Pura Vida Imports e pela Skin Shop Cosmetics.
Ricardo conta que o Grupo Pura Vida atua com a importação e comercialização de cosméticos exclusivos, que possuem inovações em suas fórmulas. Os produtos mais cobiçados são os produzidos com sais minerais do Mar Morto. “Os cosméticos com nutrientes do Mar Morto são importados dos Estados Unidos (Attitude Line) e de Israel (Minerals Aromatics). Também trabalhamos com produtos do Chile (Uvamia), fabricados a partir de vinhoterapia, e a marca norte-americana Reeflis, que possui uma linha de cuidados com as unhas”, afirma.
A Pura Vida Imports traz os produtos ao Brasil, onde toda a mercadoria passa pela rigorosa inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Após a aprovação, os cosméticos seguem para a comercialização direta com o consumidor final, realizada na Skin Shop Cosmetics, ma sua loja virtual e ou nas lojas parceiras.
Para o empresário, graduado em relações internacionais, trabalhar no setor de importação possui muitas vantagens. A possibilidade de trazer novidades para os clientes e satisfazê-los é a principal delas. “Existem muitas particularidades de matérias-primas usadas no desenvolvimento de cosméticos, como é o caso dos sais minerais do Mar Morto, que possuem alta qualidade e ótima aceitação no mercado brasileiro. Atuar neste mercado exige muito conhecimento e coragem para vencer os desafios”, destaca.
Ter uma relação sólida com os fornecedores é essencial neste ramo. O empresário declara que muitas vezes as empresas do exterior não estão preparadas para exportar seus produtos para o Brasil, pois não tem toda a documentação exigida pela Anvisa. “O excesso de burocracia e a lentidão de alguns processos pode influenciar negativamente a negociação. Por isso é preciso ser paciente e perseverante. Também é necessário ficar de olho na oscilação do câmbio, um fator econômico isolado, que não é de responsabilidade do importador”, explica.
A vantagem de atuar com cosméticos é a sua dupla aplicação – é importante para a estética e, principalmente para a saúde. O envelhecimento da pele prejudica o aspecto visual, mas também afeta o organismo como um todo. “O uso de protetor solar, hidratantes, cremes, manteigas e outros cosméticos ajuda a manter a pele bonita e saudável. Sem contar que contribui para a prevenção do envelhecimento precoce”, enfatiza Ricardo, especializado em formação de Traders para Comércio Exterior.

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